Carregando...
23/02/2024

Sefaz lança informativo e amplia transparência sobre arrecadação do Estado

Alinhada às melhores práticas em transparência pública, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, lançou, nesta quinta-feira (22), o informativo “Receita em Foco”. A publicação, que terá periodicidade trimestral, tem como objetivo divulgar os resultados da arrecadação do Estado do Espírito Santo, ampliando o acesso às informações e levando o Fisco Estadual para cada vez mais perto do cidadão.

Além dos resultados gerais da receita tributária e não-tributária, a publicação detalha dados sobre setores econômicos e traz o histórico referente a períodos anteriores para comparação. Além disso, faz uma análise da conjuntura responsável pelos números. Neste primeiro informativo, são apresentados dados e a evolução da arrecadação nos anos de 2021, 2022 e 2023.

A publicação traz as informações em formato gráfico e linguagem acessível, para facilitar o entendimento por todos os públicos. “Dar transparência aos dados sobre a arrecadação do Estado é fundamental para promover a educação fiscal, pois isso permite que os cidadãos entendam como os recursos são gerados, incentivando uma maior participação na gestão pública”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio.

O auditor fiscal Geovani Brum, gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, ressaltou que a publicação detalha informações como a participação de cada tributo na receita total e a arrecadação por grupo, como comércio e indústria, e por microrregiões e municípios. “Com o ‘Receita em Foco’, os cidadãos terão um panorama dos setores que mais contribuem para a arrecadação estadual e poderão acompanhar a evolução da sua região ou município”, explicou Brum.

Gerente Fiscal da Sefaz, o auditor fiscal Lucas Calvi salienta que a publicação também mostra a importância da atuação da Receita Estadual para a preservação do equilíbrio fiscal do Estado, contribuindo para que a administração pública tenha recursos disponíveis para realizar investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança. “Em 2023, o trabalho dos auditores fiscais resultou na recuperação de R$ 527 milhões aos cofres estaduais, 46% a mais que nos anos anteriores”, observou Calvi.

O informativo conta ainda com a seção “Números em Destaque”, na qual é feita uma análise mais profunda de algum resultado fiscal que se sobressaia no período, não necessariamente ligado à arrecadação dos impostos estaduais. Neste primeiro número, o destaque foi para volume de vendas do varejo presencial nos meses de novembro e dezembro.

Para ler o Receita em Foco acesse: https://sefaz.es.gov.br/receita-em-foco


Elaborado por Secretaria da Fazenda (Sefaz/ES)